XIX Congresso Brasileiro de Aterosclerose

Dados do Trabalho


Título

EFEITOS COMBINADOS DE SGLT2I E PCSK9I NOS NIVEIS PLASMATICOS E NO REMODELAMENTO DO LIPIDOMA DA LDL EM INDIVIDUOS COM DM2: INSIGHTS DO ESTUDO EXCEED- BHS3 TRIAL

Introdução

Estudos têm apoiado a redução da lipoproteína de baixa densidade (LDL) como estratégia na prevenção de eventos cardiovasculares em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Assim, o EXCEED- BHS3 trial verificou se o uso combinado de SGLT2i e PCSK9i desempenha papel aditivo na redução plasmática das frações mais densas da LDL e se promove mudanças na composição do lipidoma da lipoproteína.

Métodos

Indivíduos com DM2 foram randomizados 1:1 para tratamento de 16 semanas para os seguintes grupos: (i) empagliflozina (E) ou (ii) empagliflozina mais evolocumabe (EE). As subfrações de LDL foram isoladas por gradiente de densidade. O colesterol total foi dosado nas 5 subfrações de LDL. As amostras de LDL total foram analisadas por método lipidômico através de LC-HRMS.

Resultados

Após 16 semanas de tratamento, em comparação com o grupo E, o grupo EE apresentou reduções significativas nos níveis plasmáticos das subfrações de LDL, reduzindo 55% da LDL1 (p<0,001), 59% da LDL2 (p<0,001), 72% da LDL3 (p<0,001), 72% da LDL4 (p<0,001) e 56% da LDL5 (p<0,001). Na análise lipidômica encontramos 399 espécies de lipídeos divididos em 21 subclasses. Testes t não pareados entre E e EE revelaram 2 compostos diferencialmente expressos na randomização, enquanto um total de 209 compostos se mostraram significativamente modulados entre os grupos após o tratamento. Na análise de variância, encontramos diminuição nas proporções de éster de colesterol e trihexosil-ceramidas e um aumento em triglicerídeos, diglicerídeos, fosfatidil-etanolamina e vitamina E no grupo EE após 16 semanas de tratamento. Estas mesmas subclasses de lipídeos se mostraram significativamente correlacionadas com valores de LDL e AUC da dilatação mediada pelo fluxo. Análises pareadas dos grupos E e EE revelaram uma diminuição nas proporções de fosfolipídeos e triglicerídeos no grupo E, o inverso foi observado em EE. Ainda, EE levou a um decréscimo significativo em 11 de 18 espécies de éster de colesterol e um aumento em 29 de 31 espécies de ceramidas após 16 semanas de tratamento.

Conclusões

Em indivíduos com DM2, o tratamento combinado de SGLT2i e PCSK9i reduziu as frações menores e mais densas da LDL. Ainda, promoveu modificações consideráveis no lipidoma de LDL com efeito interessante no enriquecimento em porcentagem de ceramidas ao mesmo tempo que diminui a proporção de ceramidas glicosiladas.

Palavras-chave

LDL, SGLT2i, PCSK9i, lipidômica

Área

Pesquisa Clínica

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

ISABELLA BONILHA, Marcos Yoshinaga, Adriano Britto Chaves-Filho, Érica Ivana Lázaro Gomes, Rosangela Silva Santos, Helison Rafael Pereira do Carmo, Sayuri Miyamoto, Andrei Sposito